quinta-feira, 10 de junho de 2010

Os Perigos da energia elétrica em nossa casa

Durante uma rápida observação pela 16ª Feira de Ciências da secretaria da educação do estado de Goiás, um estande interessante e que me chamou a atenção de um perigo que está dentro de nossas casas foi realizado pelo Colégio Estadual Alfredo Nasser localizado na cidade de Britânia. Este mostrava os perigos da eletricidade de baixa tensão, ou seja, a energia elétrica de nossas casas, pois, as vantagens da eletricidade todos conhecem e sabem. O projeto iniciou em meados de maio de 2009, por sugestão dos próprios alunos. Desenvolvido pelo professor de física Clésio M. Silva e alunos do 3º ano do ensino médio.

A apresentação do estande foi feita pelo aluno Reinaldo de M. Junior, que demonstrou através de um pedaço de carne, que representaria o corpo humano como a corrente elétrica conduz a eletricidade sem interferir em outros pontos da casa. O choque causado pode ser letal. De acordo com o aluno, a pessoa pode ir a óbito se receber a carga elétrica de 220 v durante 15 minutos. E quando ela está recebendo os seus músculos paralisam e não consegue buscar por ajuda. Quando não mata pode deixar seqüelas como queimaduras de todos os graus e pode ocasionar no futuro problemas cardíacos, de acordo com o professor Clésio, que informou ainda que os maiores acidentes com a energia elétrica acontecem em casa durante o banho, quando estamos com o corpo molhado ou pisando no chão molhado, pois a água é um ótimo condutor de eletricidade.

Para escrever essa matéria o uso da energia elétrica foi essencial, porém devemos lembrar que a eletricidade pode trazer também malefícios, ou melhor, dizendo perigos ao no nosso organismo, como queimaduras, fraturas, problemas cardíacos, paralisia dos músculos, deformações, problemas psicológicos e até morte.

Por Karina M. Harada

Nenhum comentário:

Postar um comentário