quinta-feira, 10 de junho de 2010

Tatuagem natural foi sucesso absoluto na 4ª Mostra de Conhecimento, Cultura e Arte e 16ª Feira de Ciências!!!

Um estande especial chamou uma atenção na Feira devido à fila constante para conhecer e desfrutar: a tatuagem natural. “Magia da Arte” foi o título do trabalho do Colégio Estadual Heloíza de Fátima Vargas do município de Nova Glória, da Subsecretaria Estadual de Ceres.

Os alunos vieram para Goiânia sob a coordenação da educadora do trabalho, Conceição José dos Santos e o do Secretario de Cultura de Nova Glória, Álvaro Gomides. Este último ainda, narrou para nossa equipe de aprendizes de jornalismo, que lá em sua cidade esta tinta obtida através do genipapo tem sido utilizada em obras de artes em escolas assim como em programas de medidas sócio-educativas como por exemplo, com os ex-pichadores.

O trabalho com a utilização de genipapo para manipular tintas é de origem indígena e segundo a aluna Geisa Santos é muito fácil sua produção. De acordo com ela, para produzir 500ml de tinta são necessários: 6 (seis) frutas de genipapos verdes, ralador de verduras, luvas, carvão ou urucum para tonalizar. Modo de fazer: rala-se as frutas e coloca-se para descansar e produzir o líquido da fruta. Aperta-se a massa da fruta ralada várias vezes até obter um líquido consistente. Então, é só misturar carvão ou urucum amassado. Obtém-se assim uma tinta para tatuagens que dura de uma semana até 15 dias. Neste estande a fila para tatuar nunca ficou vazia. 
Por: Ritamar de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário